14/07/2011

20 Dicas para Engravidar

































Ficar grávida não é fácil como nas novelas, a gente sabe. Claro, algumas mulheres de sorte não têm problemas para engravidar logo que decidem que estão prontas, mas, para a maioria, o processo pode ser lento, e isso pode nos afetar emocionalmente. Mas fique calma! Mesmo casais perfeitamente saudáveis e férteis só têm 25% de chance de conceber durante cada ciclo menstrual - e somente se os parceiros tiverem menos de 35 anos. Ou seja, ficar grávida pode dar algum trabalho. 

E desde quando ter filho é fácil em algum momento? Mas ouvir o coraçãozinho do bebê batendo no ultrassom vale todo o esforço. Por isso, separamos algumas dicas para aumentar as suas chances de engravidar.

Em primeiro lugar, é importante saber o básico: 

• Só por que o esperma pode sobreviver por até seis dias dentro do útero antes da ovulação não significa que ele irá conseguir. O mais comum é durar de 1 a 3 dias.

• A fertilização é possível até um dia após a ovulação. Um óvulo sobrevive entre 12 e 24 horas após ter sido liberado do ovário. Embora seja mais provável que o óvulo seja fertilizado por um espermatozóide que já está nas trompas, se o esperma entra no útero durante esse período, a fertilização pode ocorrer. 

• Claro que você já ouviu falar que quanto mais relações sexuais você tiver, mais chances você tem de conceber, não? Na verdade, isso não é necessário - a sua melhor chance de engravidar é de 1 a 3 dias antes do início da ovulação, por isso tente nessa época, e faça uma pausa depois. 

Para quem está tendo problemas para conceber, estar em sintonia com você e o corpo do seu parceiro é algo muito importante. As dicas abaixo podem dar uma mãozinha para aumentar a sua sorte. 

 Acostume-se a verificar o seu ciclo. A gente sabe que é meio chato, mas contar os dias do seu ciclo menstrual vai ajudar a descobrir quando você está mais fértil, mas somente se seu ciclo é regular. Se você tem um ciclo de 28 dias, o seu período fértil é entre os dias 12 e 16 (quando você ovular). Embora seja mais provável que você engravide entre os dias 9 e 15, é possível conceber logo no dia 6 ou mais tarde, como no dia 17. 

 Observe as mudanças na mucosa. Durante a ovulação, o muco cervical é mais escorregadio, molhado, e claro - similar à clara de ovo crua. 

 Mantenha-se com um peso saudável. Se você estiver com sobrepeso ou baixo peso, é realmente importante que você fique saudável. Exercícios físicos e uma alimentação correta podem otimizar a fertilidade - você pode até tentar uma dieta pré-gravidez especial. 

 Escolha uma posição sexual que facilite a penetração profunda. Quanto mais próximo o esperma ficar do muco cervical, maior a chance que tem de sobreviver à acidez da vagina. 

 O orgasmo durante o sexo. Orgasmos não apenas nos fazem sentir bem, eles ajudam muito na tarefa de engravidar. As secreções alcalinas em seu útero e vagina durante o orgasmo aumentam o auxílio à mobilidade do esperma, e as contrações uterinas ajudam o esperma a se mover em direção às trompas, especialmente se o seu orgasmo acontecer antes ou ao mesmo tempo do que o do seu parceiro. 

 Mantenha o pênis na vagina após a ejaculação. Espere até que ele fique macio para otimizar as suas chances de conceber. 

 Deite-se pelo menos por meia hora depois da relação. Por mais bobo que possa parecer, a gravidade vai trabalhar, e se você levantar-se, o esperma pode vazar para fora, sem atingir o muco cervical. Eleve os quadris com um travesseiro para garantir.


Evite (para os homens e o casal):

 Ejacular de 2 a 3 dias antes do período fértil da parceira. Se o seu parceiro ejacular de 2 ou 3 dias antes do período fértil da sua parceira, isso vai aumentar o numero de espermatozóides para quando eles realmente forem necessários (quando sua parceira estiver ovulando) e melhorar suas chances de fertilização.

 Usar lubrificantes. Mesmo se o lubrificante não for espermicida, ele ainda pode inibir a mobilidade do esperma. Basta evitar todos.

E lembre-se: Não fique frustrada se levar muito tempo para conceber - é perfeitamente normal. Valerá a pena a espera. E quem nunca ouviu falar que quanto mais difícil uma conquista, mais ficamos felizes quando chegamos lá? 


Da decisão à gravidez em 20 passos

1. Vá a uma farmácia ou posto de saúde e comece a tomar ácido fólico 

O ácido fólico é uma substância que evita defeitos no bebê, mas o melhor é que seja tomado pelo menos um mês antes de a mulher engravidar.
Mesmo que você ainda não tenha ido ao ginecologista para dar a notícia de que quer engravidar e fazer os exames necessários (leia abaixo), já pode ir tomando o ácido fólico, que é vendido sem receita médica nas farmácias, e fornecido gratuitamente em postos de saúde.
O ideal é comprar apenas o ácido fólico, e não um complexo de vitaminas. O excesso de vitamina A (mais que 770 mcg RAE ao dia) pode ser prejudicial ao feto.

2. Pense duas vezes antes de cair na balada 

Comece a preparar seu corpo pegando mais leve nas noitadas, principalmente reduzindo ou eliminando o cigarro, o consumo de drogas e de bebidas alcoólicas. Vários estudos já demonstraram que o fumo e o uso de drogas podem provocar aborto espontâneo, parto prematuro e bebês com baixo peso ao nascer. 
As substâncias nocivas podem permanecer por mais tempo no organismo, por isso o melhor é parar bem antes de engravidar. 
Leve em conta também que o cigarro afeta a fertilidade feminina e a contagem de espermatozóides do homem. Por isso, e também pelo fumo passivo, vale a pena pensar em limpar a casa do cigarro, com o casal abandonando o hábito antes mesmo da gravidez. 
Os efeitos do álcool na gravidez são imprevisíveis, por isso alguns médicos sugerem que a mulher pare de beber antes mesmo de começar a tentar engravidar.

3. Diminua o cafezinho sagrado de todo dia 

Pesquisas mostram que o excesso de cafeína pode afetar sua capacidade de absorver ferro, que é muito necessário na gravidez, e eleva o risco de o bebê morrer dentro do útero. Há ainda indícios de que a cafeína afete a fertilidade. 
Vá reduzindo então seu consumo de cafeína, não só no cafezinho, mas também em refrigerante, chás e até no chimarrão. Mas cuidado para não abrir mão da cafeína de uma vez só, pois você pode ficar com dores de cabeça bem desagradáveis. 

4. Tente se aproximar do seu peso ideal 

Estudos mostram que é mais difícil engravidar para mulheres muito magras ou acima do peso, com índice de massa corporal (IMC) abaixo de 20 ou acima de 30. Não sabe qual é seu IMC? Clique aqui para calcular.  Trabalhar para chegar ao peso ideal também vai ajudar você com o próximo passo, que é cuidar da alimentação. Afinal, comer bem é uma coisa que você vai precisar ter na cabeça durante a gravidez e até depois que o bebê nascer, quando estiver amamentando.  O melhor é pedir orientação a um profissional de saúde se você estiver fora da faixa recomendada de peso. 

5. Encha a geladeira de comida saudável 

Você ainda não está "comendo por dois", mas é bom já ir se acostumando e estocando no seu organismo nutrientes que serão essenciais para uma gravidez saudável. Procure comer pelo menos duas porções de fruta por dia, e três porções de hortaliças e verduras. 
Capriche também nas fibras e em alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte e brócolis. 
Se você gosta muito de peixe, é melhor evitar alguns tipos que vivem em águas profundas, como cação, peixe-espada, garoupa e marlin, porque eles podem acumular mercúrio, substância prejudicial que fica no organismo por até um ano. 
Uma boa sugestão é comer no máximo duas porções (cerca de 350 gramas) de peixes como salmão ou atum por semana. 

6. Monte e siga seu programa de exercícios 

Exercício na gravidez faz muito bem, mas o ideal é que a mulher já esteja fazendo atividade física antes de engravidar, porque aí é só continuar a fazer os exercícios a que já está acostumada, sempre tomando os cuidados necessários.
Além disso, a malhação pode ajudar a eliminar o estresse que pode vir junto com as tentativas de engravidar. O mais recomendado é fazer uma hora de atividade física, como caminhada, bicicleta e musculação, pelo menos três ou quatro vezes por semana. Para completar, exercícios de flexibilidade e alongamento (como ioga).
Não faça muito mais que isso -- excesso de exercícios pode acabar atrapalhando o ciclo menstrual. Desde que você esteja menstruando normalmente, deve estar tudo bem.
Se você sempre foi sedentária, comece aos poucos, sob orientação médica. Caminhar de 10 a 20 minutos por dia já é um bom princípio -- vá ao supermercado a pé, suba escadas em vez de pegar o elevador, mexa seu corpo sempre que der. 

7. Vá ao dentista 

Há cada vez mais provas de que doenças na boca podem afetar a gravidez, fazendo o bebê nascer prematuro, por exemplo. As mudanças hormonais que acontecem durante a gestação deixam a mulher mais suscetível a problemas na gengiva.
Se faz mais de um ano que você não vai ao dentista, é melhor ir agora, antes de engravidar. 

8. Pesquise um pouco o histórico médico da sua família 

Você já ouviu seus pais contarem que tiveram um irmão que morreu pequeno, ou alguma criança na família que nasceu com problemas, ou tem parentes com doenças crônicas?
Pode parecer meio mórbido, mas vale a pena dar uma investigada na família de vocês dois para saber se não há histórico de problemas genéticos ou cromossômicos, como síndrome de Down, anemia falciforme, outros tipos de anemia como a talassemia, fibrose cística, doença de Tay-Sachs (frequente nos descendentes de judeus do Leste Europeu), hemofilia e outras.
Se descobrir alguma coisa suspeita, você vai poder perguntar ao ginecologista se é necessário algum tipo de exame especial ou aconselhamento genético para avaliar os riscos. 

9. Marque uma consulta com o ginecologista 

Não precisa ser ainda, necessariamente, com o médico que vai acompanhar a gravidez, mas você precisa marcar uma consulta e ir ao ginecologista para que ele dê uma olhada geral na sua saúde (e não só nos órgãos reprodutivos).
Diga ao médico todos os remédios que está tomando ou que tomou recentemente. Alguns medicamentos, como o anti-acne Roacutan (isotretinoína), não só não podem ser tomados na gravidez, mas permanecem no organismo depois de você parar de tomá-los.
Conte ao médico sobre qualquer outro problema crônico de saúde, como a diabete ou disfunções da tiroide. O ginecologista vai dizer se você precisa tomar alguma vacina, como a contra a rubéola. É o médico também que vai decidir se é necessário fazer algum tipo de investigação genética, com base no que você contar a ele do histórico da sua família. 

10. Observe seu corpo para descobrir quando está ovulando

Não há nada contra simplesmente parar de evitar a gravidez e deixar a coisa rolar naturalmente, para ver o que acontece. Só que boa parte das mulheres fica ansiosa, querendo engravidar o quanto antes. Se for esse seu caso, vale a pena se sintonizar com seu próprio organismo para ver se descobre a data da ovulação. Nossa calculadora da ovulação pode ajudar a dar uma idéia do momento ideal para encomendar o seu bebê, quando chegar a hora de tentar de verdade. 

11. Informe-se sobre seu plano de saúde ou pré-natal público 

A maioria dos planos de saúde tem dez meses de carência para gravidez, mesmo se apenas para mudança de categoria. Por isso, se você tem convênio ou plano de saúde, informe-se para ver quais hospitais, médicos e exames o plano cobre e se há reembolso. Se quiser mudar de categoria, terá de fazer isso antes de engravidar. Caso você não tenha plano de saúde e pretenda entrar em um, vale a mesma coisa: você vai precisar entrar pelo menos dez meses antes da data do parto, portanto é bom dar uma boa antecedência antes de começar as tentativas concretas. Maternidade particular têm planos especiais para quem não tem plano de saúde -- você pode se informar sobre eles. Todas as mulheres têm direito a atendimento pelo SUS, de graça, mas é aconselhável investigar na sua região para ver a qualidade da assistência médica, que varia muito. Um bom começo é procurar as unidades básicas de saúde (postos) para saber como funciona o pré-natal. 

12. Faça as contas e programe sua vida financeira 

Bebês vêm com enormes despesas. Procure fazer um planejamento dos gastos, não só os da gravidez e do parto, mas também os do resto da vida. Pense nas coisas menos óbvias, como o preço da escola -- parece que está tão longe... O "a gente dá um jeito" não é a melhor maneira de pensar. Veja também como vai ficar sua vida durante a licença-maternidade. Autônomas que contribuem para o INSS recebem o salário-base da contribuição, por isso talvez valha a pena aumentar a contribuição antes de engravidar para receber um salário melhor. Descubra na empresa se há mudanças no esquema de trabalho para grávidas, ou se há muitos casos de mulheres que são mandadas embora depois que voltam da licença-maternidade (coisa que infelizmente não é tão rara assim). 

13. Planeje seu espaço físico 

Há lugar na sua casa para um bebê? A região é legal para criar um filho? Você quer construir mais um quartinho ou fazer uma reforma? O momento para pensar nisso é agora, não depois da gravidez. Lidar grávida com reforma ou mudança de casa é uma receita perfeita para o estresse. 

14. Organize seus sentimentos e sua saúde mental 

Mulheres que sofrem de depressão tendem a ter mais dificuldade para engravidar. Caso você não esteja com a cabeça boa, é melhor se tratar antes de engravidar, porque as mudanças hormonais são um furacão, e muitas vezes provocamdepressão na gravidez e depressão pós-parto. Se a mulher estiver equilibrada no momento da gravidez, tudo tende a ser mais fácil. O médico saberá quais anti-depressivos podem ser tomados enquanto se está tentando engravidar. Vale tentar também técnicas como ioga e meditação.
Em relação ao seu parceiro, veja se o relacionamento de vocês está bem. A gravidez só vai piorar as coisas se a situação já não estiver boa. 

15. Proteja sua saúde e evite infecções 

Quando se está tentando engravidar, é bom começar a tomar os mesmos cuidados da gestação, para não ficar doente nas primeiras semanas da gravidez, que é justo quando os órgãos do bebê estão se formando e estão mais sujeitos a problemas.
Lave as mãos com Freqüência, peça para outra pessoa cuidar da caixinha de fezes do gato, para evitar a toxoplasmose. Prefira não comer carne crua, inclusive de peixe. Dê uma olhada desde já no nosso artigo sobre alimentação saudável na gravidez, pois você pode aplicar os mesmos princípios.
Quando já estiver tentando de verdade, evite tomar remédios no período depois da ovulação, ou seja, a partir da metade do ciclo menstrual, porque já pode haver um embrião em desenvolvimento dentro da sua barriga. 

16. Pense bem 

Ter um filho é compromisso para a vida toda. Antes de pôr a mão na massa e fazer seu bebezinho, faça algumas perguntas a você mesma:
- Vocês dois estão no mesmo barco nessa história de ter um bebê?
- Se vocês têm diferenças de religião, já discutiram como isso vai afetar a criança?
- Você pensou em como vai conciliar o trabalho e os cuidados com a criança?
- Vocês estão dispostos a abrir mão da vida despreocupada e de "luxos" como dormir até mais tarde no fim de semana? 

17. Conte a notícia para um(a) amigo(a) 

É provável que você seja invadida por um monte de emoções ao mesmo tempo nesta época de decisões e tentativas. O apoio de uma pessoa especial é valiosíssimo. Mas não precisa espalhar para todo mundo que "está tentando". Você vai ter de enfrentar olhares curiosos e cheios de expectativas cada vez que disser "oi" para as pessoas.
Outra opção é compartilhar sua expectativa com outras mulheres na sua situação, nos nossos fóruns, por exemplo. 

18. Apimente sua relação 

Há especialistas que acham que, quanto mais excitada a mulher, maior é a chance de haver fertilização. Já outros acham que não faz diferença. O ponto é que a hora do "vamos ver" é a mais gostosa, e deve ser aproveitada.
Prepare-se para esquentar as coisas: uma lingerie provocante, velas no quarto, uma massagem... Faça o que funciona melhor para vocês. 

19. Pare de usar seu método anticoncepcional 

Se você já seguiu todos os passos, está na hora de começar a tentar de verdade. Dependendo do método, a coisa é mais imediata -- ou não. Basta deixar de usar a camisinha e vocês já estarão "tentando", mas no caso de métodos hormonais a coisa não é tão fácil.
Se você toma a pílula tradicional combinada, por exemplo, é melhor terminar de tomar a cartela, para evitar que sua menstruação fique toda bagunçada. Pode levar alguns meses para o ciclo menstrual se regularizar depois da pílula.
O mesmo vale para os adesivos e o anel intravaginal. No caso da injeção de Depo-Provera, pode demorar mais tempo para você começar a ovular de novo, mesmo que a menstruação volte ao normal rápido. DIUs e implantes precisam ser retirados pelo médico.
Quanto tiver parado de usar anti-concepcional, acostume-se a marcar na agenda ou no calendário a data da sua menstruação. Depois vai ficar mais fácil contar a gravidez. 

20. Divirta-se e aproveite a vida despreocupada sem filhos 

Se tudo der certo, sua liberdade vai acabar logo. Então aproveite: ande de montanha-russa, monte a cavalo, surfe, faça tudo de radical que depois não vai poder fazer por um bom tempo. 
Namore muito, vá ao cinema, durma até tarde. E tomara que seus esforços funcionem e que logo você esteja devorando toda nossa seção sobre gravidez. 

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