10 de mai. de 2011

Útero bicorno







Vamos começar pelo o que vem a ser útero bicorno. No começo da vida embrionária, forma-se o útero pela fusão de dois canais chamados ductos de Muller. Quando desse ductos não é completa, o útero pode tornar-se bicorno ou septado. O útero bicorno apresenta-se com o corpo dividido ao meio, tanto interna como externamente. É como se o útero estivesse separado apenas em sua parte mais gordinha, ou seja, o corpo uterino. Já o septado possui uma parede interna dividindo-o em duas cavidades. A inspeção uterina externa mostra um útero normal. No entanto, o útero infantil é aquele que mantém as medidas do período pré-puberal, onde o colo uterino possui medidas maiores ou iguais ao do corpo uterino. Normalmente, depois da puberdade, o corpo uterino é maior que o colo.

Para que o diagnóstico diferencial entre útero septado e bicorno seja feito, estão mais indicados os seguintes exames: ressonância magnética ou a associação de histeroscopia com video-lapararoscopia. O diagnóstico de útero infantil geralmente pode ser feito apenas com ultra-som. Como você foi submetida a uma video-laparoscopia e o útero foi avaliado como sendo normal , sugere que você possa ter útero septado.

Precisaria de mais elementos para melhor avaliação. O útero bicorno classicamente não tem indicação para tratamento cirúrgico, no entanto, o útero septado é uma das mal-formações que mais se beneficiaram com a histeroscopia operatória. As mal-formações citadas acima podem levar a trabalho de abortamento ou a trabalho de parto prematuros.

O risco vai depender, por exemplo, se o septo é completo ou incompleto. De modo geral, costuma-se indicar circlagem do colo uterino por volta de 14 semanas de gestação, pois as mal-formações desse tipo vêm acompanhadas de incompetência do colo uterino, ou seja, o colo uterino pode abri-se mais facilmente durante a curso da gestação.
Útero bicorno ou bicorne é uma má formação uterina em que existe uma membrana dividindo o útero em dois lados, na parte interna. Essa membrana pode ter tamanhos variados, desde uma pequena divisão até uma divisão completa do útero em dois.
O fato de se ter útero bicorno pode ou não dificultar a gravidez; deve ser realizado o correto diagnóstico, sendo, o tratamento cirúrgico. Deve ser feita, em alguns casos, cerclagem para segurar o bebê no interior do útero, já que esse tipo de má formação pode causar o aborto espontâneo, precoce ou tardio.
O útero bicorno é uma má-formação uterina, que ocorre quando a mulher ainda está no útero materno.
O grau de separação das duas partes é variável, podendo ser pouco bicorno, mais bicorno e até serem dois úteros separados.
Também podem ser totalmente ou parcialmente funcionais.
Essa malformação pode ser observada através de exames clínicos, ultra-sonográficos ou radiológicos.
Essa é uma alteração congênita e relativamente comum. É causa freqüente de abortamento gestacional, pela falta de capacidade de distensão uterina na evolução gestacional.
Existem situações de pacientes que apresentam o útero bicorno, porém, com uma boa evolução da gravidez. Apresenta duas cavidades diferentes. Em alguns casos uma cavidade é menor e outra maior e a gravidez geralmente se desenvolve na cavidade maior não comprometendo a gestação.
Existem casos que é recomendado uma cirurgia pra recompor as duas cavidades em uma só para prevenir problemas durante a gravidez, uso de DIU, menstruação, etc.
No que se refere ao sucesso da gravidez no caso de útero bicorno, vai depender de como é a má-formação e o estado da parede muscular do útero, mas é totalmente possível engravidar. Contudo, realizar um acompanhamento pré-natal adequado é fundamental, porque há maior risco de trabalho de parto prematuro e abortamento.


108 comentários:

Anônimo disse...

MEU NOME EU TENHO UTERO BICORNO POSSO ENGRAVIDAR TIVE DOIS ABORTO SO AGORA DESCOBRI ESTOU PREOCUPADA POIS EU SER MAE.

Anônimo disse...

eu tenho utero bicorno i está demorando muito para mim engravidar por q acontece isso

Anônimo disse...

Gente, eu tenho útero bicorno, engravidei sem querer, e tive uma gravidez ótima, tranquila, trabalhando (com o cuidado de qqr gravidez), levei a gestação até o fim, tive minha filha de parto normal, e ela é mais que perfeita hoje, super saudável. meu GO não me indicou nenhuma intervenção cirúrgica, e pretendo engravidar de novo...

Anônimo disse...

Gente, eu tenho útero bicorno, engravidei sem querer, e tive uma gravidez ótima, tranquila, trabalhando (com o cuidado de qqr gravidez), levei a gestação até o fim, tive minha filha de parto normal, e ela é mais que perfeita hoje, super saudável. meu GO não me indicou nenhuma intervenção cirúrgica, e pretendo engravidar de novo...

Inargela disse...

Para Deus nada e impossivel.tenha fe pois ele e dono da vida!!!

jojo pole dancer disse...

ulkodescobri tbm q meu utero é bicorno etou na quinta semana estou pedindo muinto a DEUS para cuidar de mim e do meu bb tenho a certeza que irei vencer..estou com secreçoes mas fiz ultra son esta tudo bem a doutora falou q pode ser por que o bb esta se encaixando estou de repouso ha 2 semanas estou tomanddo tbm medicamentos.semana que vem volto a trabalhar estou mto preucupada em voltar pois meu trabalho tenho q subir e descer uma rampa com mais ou menos 4 galoes de 20 litros e vcs sabem tem gente q fala q gravidez nao e doença to preucupada mas DEUS é maior na minha vida irei vencer essa batalha...sera muinto importante trocar informaçoes com vcs bjuss

Soraia Costa disse...

Fiquem despreocupadas pois com acompanhamento medico e repouso tudo ficará bem agora quem quer engravidar pode ser que consiga sem problemas, no meu caso tive que fazer uma cirurgia pra retirada do septo e agora estou tentando. bjs e boa sorte a todas.

Karine disse...

Ola meninas, tenho 25 anos e durante o ano de 2012 venho tentando engravidar, sei que tenho o útero bicorno mais ñ sei a intensidade dessa divisão, alguém tem um medico especialista nessa mutação para endicar..?

Anônimo disse...

Oi meu eu tambem tenho utero bicorno e tou tentando a 7 anos agora comecei faze tratamento com diane 35sera q vou conseguir

Anônimo disse...

Bom dia, entao meninas estou com muita dor e fiz varios exames e fiz a ultrasson pra saber o motivo das dores, se e cisto ou infeccao, nao deu nada gracas a Deus, mas acusou q to gravida de 4 a 5 semanas e meu utero e bicorno. To com muito medo mas ja entreguei nas maos de Deus pois vai dar tudo certo eu creio. Bjus

Anônimo disse...

galera, perdi meu bebê na semana passada com 9 semanas e aos mesmo tempo descobri que tenho utero bicorno, os medicos disseram que eu posso engravidar de novo, mas estou com mto medo. mas tenho fé em Deus que vai dar tudo certo, e ele vai me conceder a graça de ser mãe!!! bjjjjjjjjsssssss prra todas vcs!

Anônimo disse...

ola!descobrimos hoje que minha filha que esta gravida de 5 semanas,tem utero bicorno, estamos preocupados.mas temos deus conosco,
e que seja feita a vontade dele em nossas vidas.AMEM.

Soraia Costa disse...

Olá tenho muita fé em Deus que todas vão conseguir sim poi o útero bi corno não atrapalha a gestação mas requer cuidados o ideal é estar sempre consultando o seu medico de confiança e fazer repouso. bjs

Anônimo disse...

Ola me chamo Day tenho 25 anos,tive um aborto com 7 semanas, e depois de um ano resolvi tentar novamente ,3meses depois ja estava grávida ,minha filha nasceu dia 5/01/2013 com 28 semanas e com 945 g e faleceu no dia 21/01,na cirurgia descobri q meu utero é bicorno .o que faço p prosseguir a gestação quando eu tiver grávida denovo?Meu sonho é ser mãe !!!

renata disse...

eu me chamo renata aos 19 anos engravidei e descubri que tinha utero bicorno e tive um aborto com 13 semanas muito sangramentos mas depois de 5 meses engravidei de novo e tive de fazer siclagen no utero os medicos falarao se eu tiver 10 filhos vai tem que custura com 13 semanas com 28 semanas minha bolsa estourou e tive uma cesariana minha bebe vitoria veio ao mundo ela ficou enternada 10 dias pois nao tinha peso depois de 7 anis tive outra gravide totalmente diferente da primeira mas custurei o utero com 13 semanas e foi muito boa com 37 semanas minha bolsa estouro e a minha bebe nacel de uma cesariana pois ela esta sentada mas foi muito tranquila tenha fe em deus pois ele tudo pode e ja estou querendo engravida de novo minha bebe esta com 1 ano e 8 mese bjs espero ter ajudado vcs.

Anônimo disse...

Oi gente ! Meu nome eh Aline e tenho 19 anos. Tenho utero bicorno, vou completar 11 semanas amanha, passei por uma cirurgia de laparotomia com 4 semanas e confio mto em Deus ! Ele ta cuidando de nós smp e vai continuar. Deus na minha vida smp!

Anônimo disse...

oi meu nome Lana,tenho 39 anos, ultero bicorno ja tenho dois filhos um neto,sofro de dores terrives mestruais sem mestrua a dois anos e estou sabedo dessa doença agora meu medico vai tira meu ultero graça a Deus.

Anônimo disse...

Ola tenho o utero bicorno e tenho tres filhos meus filhos são lindos e saudaveis Deus abençoe a todos

camila disse...

ola gente meu nome e camila tenho 19 anos tava tentando engravidar a 2 anos ate que fui faser uma ecografia trasvaginal e la na hora o medico me disse que eu estou gravida de 8 semanas e 5 dias mas la tambem descobri que tenho utero bicono e meu utero esta dividido ao meio mas ate agora esta tudo bem com meu bebe e com a grasa de deus vai dar tudo certo ate o final da minha gestacao e meu bebe vai nascer com muiita saude!!!! beijos adorei dividir isso com vcs !!!

Beatriz disse...

Ola meu nome e Beatriz tenho 24 anos... Em fim descobri recentemente que tenho um utero bicorno,em fim engravidei quando tinha 18 pra 19 anos,e nem sabia que eu tinha nem um medico me avisaram sobre isso...pra honra e gloria do meu SENHOR JESUS tenho uma filha linda saudavel e muito abencoada... Entao quero dizer pra tds que tem sonhos de ser mae,confie em DEUS pois ele e o medico dos medicos e ele sempre sabe o que faz,os que confiam e esperam nele alcansam vitoria,entao tenham fe mulheres guerreiras e sonhadoras o SENHOR JESUS jamais abandonara os seus filhos,..fikem tds com DEUS hoje e sempre amem.....

Anônimo disse...

Ow gente quero muito engravidar tenho utero bicorno não tomo nada mais não consigo engravidar e é o meu sonho!!! me ajudem obg

Anônimo disse...

oi gente tenho 17snos e descobri que tenho utero bicorno, meu maior sonho é ser mae sera q eu vou conseguir realiza meu sonhoo? tenho medo d nao conseguir....

ANA KEILA disse...

Meu nome é Ana Keila querendo engravidar o medico falou que eu tinha que fazer um tratamento e tinha que amagracer,passaram dois meses e as dores continuava quando não desceu a minha menstruação fiz um teste e estava gravida e eu estava tomando subutramina para emagrecer quando comecei o pre natal descobri que eu tenho utero duplo meu filho nasceu perfeito e eu acho que estou garvida de novo meu filho tem 4 anos vai fazer 5 e bem saudavél meu Deus fiel.

Anônimo disse...

ja perdi um filho e n sabia q tenho o utero bicorno,agora q engravidei pela segunda vez descobri estou com 2 meses e uma semana ,bastante medo de perder meu filho de novo mas no fundo no fundo estou confiante pq tenho deus....

ANA LUIZA disse...

ola vejo que não estou só, com relação ao útero bi corno. minha preocupação e maior por conta de não ter conseguido engravidar ainda tento a 1 ano e meio.tenho fé que segundo a vontade de Deus vou conseguir.

luzinhagraca disse...

Eu tenho o Útero bicornio..estou tentando engravidar há 2 anos!!! Mas não tenho nenhum outro problema.

Soraia Costa disse...

vc operou Luzinha?

Anônimo disse...

Eu tb tenho utero bicorno, tenho uma filha de 14 anos e nao sabia desse problema no utero, estava grávida de 07 semanas e perdi meu bebe.Mas tenho fé vou fazer os tratamentos e se Deus permitir vou engravidar.

Anônimo disse...

Olá!!
Acabei de descobrir que meu útero é bicorno,estou com um pouco de medo pois nem sabia dessa má formação,e tenho muita vontade de engravidar.
Eu vou ter muita dificuldade em engravidar futuramente???
ou vou ter mais facilidade em abortar??
Ou é contraditório?

Anônimo disse...

meu nome é day eu tenho utero bicorno estou gravida de 9 semanas eu engravidei de gemeos mas só um enbreao se formo estou tendo que fazer 100% de reposo estou tomando remedios para conseguir segurar a bebe espero que todas nós teremos sorte deus esta com nosco.

Anônimo disse...

-OLA... TNHO 19 ANOS JA PERDI 3 BEBES NO SEGUNDO MES DE GESTAÇAO, QRO MTO SER MAE, TENHO UTERO BICORNE MS TENHO MTA FÉ Q DEUS VAI ME AJUDAR, ASSIM COMO VAI AJUDAR TODAS Q PASSAM PELA DOR Q PASSEI!!!! FORÇA!!!! DEUS É MAIOR Q TD!!!!!

Anônimo disse...

oi eu tenho ultero bicorno e já tive 2 abortos mais só agora descubrir que tenho que fazer uma pequena cirugia eu fis o papa e a medica disse que eu não tenho ultero bicorno pelo menos por fora do ultero ,que deve ser por dentro,que tem um racho dividindo o ultero, tem como isso ser ou não ultero bicorno???por que eu sou louca para ser mamae mais eu não consigo e presciso saber o que eu faço..

ANA KEILA disse...

É minha gente estou gravida de 3 meses não sei o que é ainda dá sim para engravidar coloque sua vida e seus desejos nas mãos de Deus que faz acontecer sempre tive o sonho de ser mãe e Deus me deu dois o meu filho mais velho esta com 4 anos vai fazer 5 mês que vem eu amo muito a minha família .

Anônimo disse...

Eliane

Sou casada a 13 anos, tenho utero bicorno e não consigo engravidar,as vezes fico triste pois todos os médicos que procuro não se interessam pelo meu caso,so dizem q posso engravidar normalmente só q isso não acontece...

Anônimo disse...

TENHO ÚTERO BICORNO E FIZ TRATAMENTO PARA ENGRAVIDAR. FIZ DUAS HISTEROSALPINGOGRAFIA. tOMEI CLOMID POR UM TEMPO E DEPOIS DESISTI. COM 36 ANOS TOMEI CLOMID NUM ÚNICO CICLO E ENGRAVIDEI. COM SEIS SEMANAS PERDI PQ TOMEI REMÉDIO PARA INFEÇÃO URINÁRIA. O EXAME DE URINA NÃO ACUSOU. CINCO MESES DEPOIS ENGRAVIDEI E NÃO DAVA POSÍTIVO NO EXAME DE URINA NEM BETA HCG. FIZ TRÊS ULTRASOM E FINALMENTE FOI CONFIRMADA A GRAVIDEZ. MEU FILHO NASCEU PERFEITO, TIVE UMA GRAVIDES EXCELENTE E FIZ UMA CESARIANA AOS 37 ANOS E MEIO.
AGORA AOS 52 ANOS TOU GRÁVIDA DE NOVO E ACONTECEU NATURALMENTE. COMO SEMPRE OS TESTES NÃO ACUSAM, MAS A MINHA BARRIGA ESTÁ BEM PONTUDA COMO SE JÁ TIVESSE TRÊS MESES.O PIOR DE TUDO É QUE TENHO QUE CONVENCER AOS MÉDICOS QUE NÃO DÁ POSITIVO NA URINA NEM NO SANGUE. O QUE ACONTECE PARA O BETA HCG E O TESTE DE URINA NÃO ACUSAR?

Anônimo disse...

TENHO ÚTERO BICORNO E FIZ TRATAMENTO PARA ENGRAVIDAR. FIZ DUAS HISTEROSALPINGOGRAFIA. tOMEI CLOMID POR UM TEMPO E DEPOIS DESISTI. COM 36 ANOS TOMEI CLOMID NUM ÚNICO CICLO E ENGRAVIDEI. COM SEIS SEMANAS PERDI PQ TOMEI REMÉDIO PARA INFEÇÃO URINÁRIA. O EXAME DE URINA NÃO ACUSOU. CINCO MESES DEPOIS ENGRAVIDEI E NÃO DAVA POSÍTIVO NO EXAME DE URINA NEM BETA HCG. FIZ TRÊS ULTRASOM E FINALMENTE FOI CONFIRMADA A GRAVIDEZ. MEU FILHO NASCEU PERFEITO, TIVE UMA GRAVIDES EXCELENTE E FIZ UMA CESARIANA AOS 37 ANOS E MEIO.
AGORA AOS 52 ANOS TOU GRÁVIDA DE NOVO E ACONTECEU NATURALMENTE. COMO SEMPRE OS TESTES NÃO ACUSAM, MAS A MINHA BARRIGA ESTÁ BEM PONTUDA COMO SE JÁ TIVESSE TRÊS MESES.O PIOR DE TUDO É QUE TENHO QUE CONVENCER AOS MÉDICOS QUE NÃO DÁ POSITIVO NA URINA NEM NO SANGUE. O QUE ACONTECE PARA O BETA HCG E O TESTE DE URINA NÃO ACUSAR?

Anônimo disse...

Me chamo Isabel, tenho 29 anos. Com 19 anos perdi um bebe de 13 semanas. Com 20 anos perdi outro bebe de 6 semanas, sem saber as causas. Depois de um tempo, já com 22 anos engravidei de novo, tive que fazer bastante repouso, tomar muitos medicamentos. E com 32 semanas minha filha nasceu com 1,795kg sem complicação nenhuma. Depois disso tudo descobri que tenho utero bicorno, mas não dei importância. E depois de 6 anos engravidei de novo. Tive que fazer repouso tbm, mas minha bolsa rompeu com 23 semanas, e com 24 semanas meu filho nasceu pesando 665 gramas. Infelizmente ele faleceu 2 horas depois do parto. Eu agora só penso em fazer a laquiadura, não quero sofrer mais com tantos abortos prematuros. Dou graças a Deus por ter conseguido ter minha filha, que amo tanto. Ela sim foi um milagre em minha vida.

Unknown disse...

olá, tenho útero bicorno que só foi diagnosticado com 2 semanas de gestação, aos três meses precisei iniciar uma medicação para segurar meu bebe que foi utilizada até o final de gestação, apesar de tudo tive uma gravidez tranquila e bem acompanhada pelo meu ginecologista, até o sétimo mês ia ao consultório mensalmente e depois semanalmente, meu filho nasceu com 39 semanas de gestação e 4,060 kg, lindíssimo....

Anônimo disse...

Tenho 41 ano,sou casada a 23 anos,tenho o útero bicorno,tenho 4 filhos nas gravides tinha tanta colica e desconforto,fiquei sabendo que tinha o utero bicorno depois de ter todos meus filhos que a ultima foi com 35 ano,agora ela esta com 7 ano,quando fiz aquela ultrasson endol vaginal que se fica sabendo como e teu utero fiz 4 anos a tras o medico peguntou se tinha filho e eu falei que tinha, 4 filhos ele falou que era milagre por caus do meu utero ser bicorno,é um milagre mesmo tão todos vivos graças a Deus,sou te vovó de dois lindos netos,do meu filho com essa de 21anos,agradeço muito a Deus todos os dias,por ele ter me abençoado com essa graça,confia em Deus bjsss

Anônimo disse...

Casei-me em 1997, em 99 parei de tomar o anticoncepcional e fui fazer uma série de exames. Descobri que tinha útero bicorno, com um septo meio, nasci com UMA TROMPA E UM OVÁRIO (lado direito).Fiz 04 cirurgias, videolaparoscopia e histeroscopia, para retirar o septo uterino e cistos que davam no único ovário. Em 2003 engravidei, e devido mtas contrações, perdemos o bebê, com 02 meses. Um ano exato depois, em 2004, descobrimos que eu estava grávida, quase perdi tbm, tive 80% de descolamento do saco gestacional. Deus me curou. Nasceu meu primeiro filho. Depois de 02 anos exato estava na maternidade tendo meu segundo filho, que nasceu no mesmo dia do primogênito. Ficamos felizes com esses dois presentes de DEUS. E para completar essa alegria....a cereja no bolo......surpresa total.....estamos com o nosso terceiro filho de 05 meses. Três meninos....para quem não podia engravidar. Só rendemos glórias a Deus que me agraciou, abriu a madre e usou lindamente a equipe médica com sua ciência. Shirlei S.Maior.

Anônimo disse...

Ola, ha 3 anos tento engravidar e nao consigo, nunca fui ao medico, agora pouco descobrimos que mimha irma tem o uterobicorno, e o medico falou pra ela que poderia ser ereditario, mas tenho fe em meu Deus, que vou consegui engravidar, vou ter minhas bencao com a graca do senhor, ha marquei uma consulta medica e vou procurar saber bjs.

Anônimo disse...

Olá tenho 32 anos e engravidei com 6 semanas perdi meu BB, tenho o útero Bicorno e agora vou fazer exames para saber a cavidade desse útero e saber se em uma proxima gravidez terei problemas.

Anônimo disse...

ola tenho ultero bicorno minha primeira gestaçao meu filho nasceu de 8 messes na segunda gestaçao foi de gemeos o menino foi gerado em um dos cornos direito e a menina no corno esquerdo infelizmente perdi a menina com 4 messes mas minha gestaçao foi normal de parto norma de 9 messes e meu filho nasceu bem e com saude. bjus a todos !!!

Anônimo disse...

Meninas, tenham fé! eu tenho 19 anos e também tenho o útero bicorno! engravidei pela primeira vez agora em março de 2013 depois de 4 anos sem usar nenhuma medicação ou preservativo! estou com 6 meses minha filha está completamente saudável e perfeita, graças a Deus! eu tenho fé que todas vocês vão ser mamães!! confiem em Deus, ele faz milagres!! depois que descobri que meu útero era bicorno me senti no fundo do poço, chorava todas as noites achando que nunca seria mãe, perguntava p/ Deus se isso nunca iria acontecer.. mas ele me mostrou o contrário! Deus opera milagres! confiem nEle!

Unknown disse...

tenho ultero bicorno tenho um filho de 13 anos q nasceu com 980 gramas tive 2 abortos 1 parto normal de uma menina 650 gramas q faleceu e o ultimo 1 cesariana um menino de 900 gramas q faleceu no outro dia fiz repouso tomei remedio mas não deu certo,mas não perdi minhas esperanças o medico pediu pra mim tomar um remedio pra ovular e me falou q vai fazer cerclagem to com medo pos ja sofri muito com 4 percas,q Deus me ajude.

Unknown disse...

tenho ultero bicorno tenho um filho de 13 anos q nasceu com 980 gramas tive 2 abortos 1 parto normal de uma menina 650 gramas q faleceu e o ultimo 1 cesariana um menino de 900 gramas q faleceu no outro dia fiz repouso tomei remedio mas não deu certo,mas não perdi minhas esperanças o medico pediu pra mim tomar um remedio pra ovular e me falou q vai fazer cerclagem to com medo pos ja sofri muito com 4 percas,q Deus me ajude.

Anônimo disse...

Eu tenho ultero bicorno e ja estou na 5 gravides ,mas sempre tive problemas os bebes todos nascerao antes do tempo precisarao de uti neonatal mas graças a Deus estao bem ,mas mesmo assim fico com medo pois ja e o quinto ne ;espero que esta gravides seja melhor que as oltras .

Anônimo disse...

Eu tenho útero bicorno, engravidei sem querer aos 20 anos, tive uma gravidez tranquila, trabalhava e fazia faculdade, só optei pela cesárea, por precaução! Minha filha faz 4 anos agora em dezembro, perfeita e linda!

Anônimo disse...

Qlá meu nome é Marcia aos meus 18 anos tive dois aborto um com 4 meses e outro com 2, só ai descobri que meu útero é bicorno.
esperei 2 anos engravidei novamente fiz um pouco de repouso no começo e tudo estava correndo bem até que minha bolsa rompeu com 6 meses e meio.
Tive o meu bebe de parto normal, ele pesou 1.400. Precisou de muitos cuidados 45 dias internado mas Graças a Deus deu tudo certo hj ele ja tem 9 anos.
Depois de 9 anos tentei engravidar novamente. Parei o remedio mas n havia percebido que ja estava gravida, foi quando senti uma dor e desceu p mim um coagulo.
Foi quando procurei um medico, fiz ultração e vi que estava gravida de gêmeos um havia perdido e então ja entramos com tratamento e repouso para recuperar aquele que ainda estava no útero!
Mas 15 dias depois tive que fazer uma curetagem pois o ovario parou de mandar alimento p o embrião e foi constatado óbito.... Foi muita tristeza de novo. isto aconteceu a 1 mes atraz, mas n vou perder a esperança vou tentar novamente daq a uns meses...
Pois Deus é maior e sabe que este sonho é de toda mulher e tenho certeza que ele faz sempre o melhor e na hr certa..

Anônimo disse...

ola me chama Thqys, descobri que tenho o ultero bicorno a dois anos atrás quando sofri um aborto espontâneo, tinha 18 snos de idade e perdi meu bebe com 8 semanas e 4 dias, fiquei muito triste, e agora to querendo engravida ja vou fazer 21 anos de idade e tenho muito medo de perder novamente pois meu sonho e ser mãe, os depoimentos de todas vcs e inclusive os de progresso me deixa muito feliz e esperançosa, pois acredito que seja possível ter uma gravidez tranquila e saudável e enfim realizar meu maior sonho, fico feliz de poder compartilha isso com vcs que são quem mais me entendem, uma boa sorte pra todas nós e que DEUS abençoe nossos planos...bjos

Anônimo disse...

DÚVIDAS ÚTERO BICORNO?

Gostaria de saber tudo sobre o útero Bicorno, fiz um ultrassom endovaginal no período menstrual, e foi detectado que tenho útero bicorno, fui ao ginecologista e ele me pediu para parar de usar o anticoncepcional porque tem mais risco ainda do meu útero ficar menor e desaparecer porque meu útero já é pequeno abaixo do normal, ele falou que vou ter dificuldade de engravidar, o único método que vou ter que usar para não engravidar fora de hora é a camisinha, tenho 25 anos de idade casada a 2 anos e pretendo engravidar daqui 3 anos, mas como o medico me falou isso fiquei bastante chocada, principalmente porque tem o risco grande de aborto, a criança pode nascer prematura, o parto tem mais chance de ser Cesária, então eu gostaria de saber o que eu posso fazer.

Resultado do ultrassom:

ÚTERO: Bicorno, em anteversão, centrado medindo 6,1 x 4,9 cm, com volume de 43,1 cm³ ( normal para paridade até 90 cm cm³) Os contornos são regulares, o miométrio apresenta textura homogênea. A endometrial esta com espessura de 3,4 mm.

OVÁRIO DIREITO: para-uterino com contornos regulares, parênquima homogêneo, medindo 1,8 x 1,2 x 1,2 cm, com volume de 1,3 cm³.

OVÁRIO ESQUERDO: para uterino com contornos regulares parênquima homogêneo, medindo 1,9 x1,5x 1,7 cm, com o volume de 2,5 cm³ .

Não sei se vou ter que fazer tratamento para engravidar.

Obrigada se tiver algum médico Ginecologista que me me passe mais informações ficarei muito grata

Anônimo disse...

Tenho Utero bicorno e estou gravida de cinco semana e estou com muito medo,pq ja tive dois aborto

Anônimo disse...

Descobri q tinha utero bicorno na primeira gravidez aos 22 anos levei até a 35 semanas ele foi a obito por cordão umbilical enrrolado no pescoço acredito eu q foi falta de espaço os médicos não confirmaram e tbm não descartaram a hipotese, tres meses depois engravidei novamente e tbm fui a 35 semanas fiz cesaria por precaução pois ja tinha analisado o cordao em exame e nao acusava nada minha filha nasce saudavel com bom peso pore estava bem apertada ...para mim o limite max parece ser de 35 semanas minha filha esta com 6 anos e so agora me decidi tentar novamente mais os medos ainda persistem na minha decisão.Só por Deus, e sua vontade!

Anônimo disse...

Tenho utero bicorno tbm minha gravides foi otima ate as 12 semanas depois deu mal formaçao no bebe e ele nao se disenvolvel i eu repousava muito i mesmo assim tive aborto . mais fe em deus q tudo da certo

Anônimo disse...

ola Boa Tarde, estou grávida de dois meses e tenho útero Bicorno, meu bebe esta do lado direito , gostaria de saber se tenho chances de ter algum problema durante a gravidez , e tendo útero Bicorno se posso ter parto normal ou cesária?

Unknown disse...

Já vi vários casos de utero bicorno que tiveram ótimos desfechos! rs tenho várias amigas que conseguirm engravidar mesmo tendo útero bicorno. amei o post! Parabéns!
talvez o meu post pode complementar
http://www.trocandofraldas.com.br/gravidez-com-utero-bicorno-e-possivel/

Raaiiaanee disse...

Oii Geente... Tenho 21 anos, o meeu primeeiro Casameento fooi com 16 anoos, em 2 dois so tomei anti durante 1 mes, e nunca engravidei. Desisti e no meu outro relacionamento tomava remedio so pra atrasar a mestru. e agora nesse meu ultimo relacionamento fiquei tomei tomando remedio durante 3 meses sem pausa para não mestruar, e quando eu parei de tomar no final de setembro para a mestru descer,desceu junto uma coisa nojenta, pensei q fossi um aborto, fiz transvaginal e constou q meu utero tava limpo, nao dava pra ter certeza q era aborto ou não, mas ai descobri q tenho utero bicorno, e ovarios policisticos, me desesperei =/ mas dia 6 de dezembro descobri q tava gravida de 6 semanas, agora ja to entrando pra oitava semana, leio varios post sobre utero bicorno, tenho muito medo de perder meu bb, mas seja oq Deus quizer, entreguei nas mãos dele, quero muito ter o meu bb saudavel, qualquer noticio venho aki contar pra vcs. beijos, boa sorte pra nois todas (:

Bruna disse...

EU SOU MÃE HÁ NOVE MESES. TENHO ÚTERO BICORNO E CORREU TUDO BEM. MEU FILHO É PERFEITO E SAUDÁVEL. NASCEU PREMATURO DE 33 SEMANAS E DE CESARIA, MAS GRAÇAS A DEUS NÓS DOIS FICAMOS BEM!

Anônimo disse...

ai gente fui fazer um transvaginal eo medico disse que tenho utero bicorno..to com medo pois to apenas 4 semanas de gestação..

Anônimo disse...

Eu também tenho útero bicorno, descobri hoje. Já perdí um bebe com 2 meses e vai fazer 1 ano, mas não sabia que tinha o útero assim, agora to grávida de 6 semanas e to pedindo a Deus para tudo dar certo. To preparada para tudo, assim como a médica me falou que se for da permissão de Deus que esse bebe venha ao mundo, ele vai vim. Eu creio no Senhor Jesus!!! (Lú)

Anônimo disse...

Amigos,

Engravidei sem querer, na verdade me descuidei 2 vezes e descobri que estava grávida, hoje estou com 14 semanas e descobri que tenho útero bicorno, porém a gravidez esta se desenvolvendo normalmente até agora, fiquei um pouco apreensiva é claro, mas com fé em Deus vai dar tudo certo... =)

Unknown disse...

hj tive a confirmaçao atraves de uma ressonancia magnetica q tenho utero bicorno e amanha vou lever meu exame pra minha medica ver... vamos ver o que ela vai me falar neh!!! sonho em ser mãe! q Deus me ajude!

Anônimo disse...

OI ME CHAMO MARIA E TAMBEM TENHO UTERO BICORNO,TENHO TRES FILHOS E UM ABORTO,DEMOREI A ENGRAVIDAR E TIVE QUE TOMAR CUIDADO DURANTE AS TRES GESTAÇOES.TIVE MINHA PRIMEIRA FIHA COM 36 SEMANAS E OS OUTROS DOIS COM 38 E 39 SEMANAS.TUDO CORREU MUITO BEM.HOJE SOU LAQUIADA E DE FAZ UM MES QUE NAO PARO DE SANGRAR,O FLUXO NAO E MUITO GRANDE MAIS JA ESTOU ASSUSTADA ISSO NUNCA ME ACONTECEU.

Anônimo disse...

OI ME CHAMO MARIA E TAMBEM TENHO UTERO BICORNO,TENHO TRES FILHOS E UM ABORTO,DEMOREI A ENGRAVIDAR E TIVE QUE TOMAR CUIDADO DURANTE AS TRES GESTAÇOES.TIVE MINHA PRIMEIRA FIHA COM 36 SEMANAS E OS OUTROS DOIS COM 38 E 39 SEMANAS.TUDO CORREU MUITO BEM.HOJE SOU LAQUIADA E DE FAZ UM MES QUE NAO PARO DE SANGRAR,O FLUXO NAO E MUITO GRANDE MAIS JA ESTOU ASSUSTADA ISSO NUNCA ME ACONTECEU.

Anônimo disse...

Quem indicou diane ? Qual quer um pode tomar?

Anônimo disse...

Oi eu tb perdi 3 tenho o utero bicorno sonho muito em ser mae meu medico disse ppramim faze um tratamento e fazer nuito repouso agora em maio vou cowmeçar q deua quize vai da tudo certo FÉ

Anônimo disse...

eu tenho ultero bicorno e tive um parto prematurominha filha nasceu de 7 meses, mais hj minha filha é linda e tem 3 anos.

Anônimo disse...

oi tive um aborto ai que eu descobri que tenho o utero bicorno.estou tentando engravidar denovo mas tenho muito medode ter outro aborto pois sofri muito.mas tenho fe em DEUS que agora vai dar tudo certo,

Caroline Oliveira disse...

Meu nome é Caroline,moro no Rio de janeiro.Há 3 anos atrás eu estava tentando engravidar e em uma dessas vezes,engravidei e não sabia.Fui descobrir já com 3 meses.Em um dia normal,ocorreu um aborto espontaneo.Percorri vários hospitais,até um médico passar a ressonancia pélvica.Ali foi descoberto que eu tinha utero bicorno.Desde entao,começou meu desespero.Nunca mais consegui engravidar e nem consigo tratamento pelo sus.Não sei mais o que fazer.

Anônimo disse...

oi tenho um filho de 9 anos e minha gravidez foi otima não tive nenhuma complicaçao,mais agora quiz engravidar e foi até rapido demais depois de 9 anos tomando remedio,quando parei engravidei com 3 meses.mais comecei um sangramento os medicos fizeram um ultra e disserem que meu ultero era bicorno,mandaram eu ficar de repouso fiquei e de nada adiantou só piorou tive hemorragia aí fui ao medico e acabei tendo um aborto estava com 8 semanas de gestação.S0 queria entender melhor esta situação,quem poder me ajudar .

Anônimo disse...

oi eu tenho 21 anos, tenho utero bicorno e estou gravida de 6 semanas , sinto varias dores no pe da bariga dores que vão e volta mais ou menos de meia em meia hora ,e acordo as 5 da manha para trabalhar ,ate agora não sei o que vou fazer pois o meu serviço e muito distante , sendo que e muito estressante alem que trabalho no terceiro andar e tenho que subir escadas ate la , esses dias tive um pequeno sangramento que me deixou muito preocupada pois e o meu primeiro filho , mais o mais dificil disso tudo e ouvir os outros falarem que gravidez não e doença.

Anônimo disse...

Estou gravida e descobrir agora que tenho útero bicorno estou preocupada

Unknown disse...

Oi gente meu nome é Luana tenho 19 anos tenho utero bicorno e vou fazer 11 semanas de gestação estou me sentindo bem mais as vezes tenho medo mais entreguei nas mãos de Deus e com muita fé no Senhor vai dar tudo certo para nós.. Que Deus abençoe nossos bebes beijos

Anônimo disse...

oi eu sou eliete e ao passar pelo meu medico descobri que também tenho o utero bicorno e estou gravida de 11 semanas mas o meu medico falou pra não ficar me preoculpando e ter fé em deus que vai dar tudo certo,estou confiante por que está ocorrendo tudo bem e só sinto os sintomas da gravidez mesmo só isso.mas tenho fé em deus e vai dar tudo certo se deus quizer por que nesse confio beijos a todos .

Anônimo disse...

ola meninas, eu tbm tenho um utero bicorno nao sabia e so fiquei sabendo quando ganhei o meu filho, quando fui começar o tratamento com o medico na segunda semana ja estava gravida, entao e so nao ficar ansiosas por que a ansiedade atrapalha muito, tive uma gravidez normal o problema e que ele ficou so de lado da barriga, por tanto a minha barriga ficou torta e sentado tive parto cesariano, hoje ele e perfeito e saudavel nunca tive abortos e nasceu com e nasceu com 9 meses, agradeço a DEUS POR ESTA GRAVIDEZ.BOA SORTE PARA VCS.

angela disse...

Eu tenho utero bicorno mas ja tenho uma filha km 4 anos super saudavel! Mas este ano ja engravidei 2 vezes e perdi!quero muito engravidar novamente

Anônimo disse...

Olá, tenho o útero septado, minha primeira gravidez tive problema, mais graças a Deus e fé, consegui leva-la bem....na minha segunda tive aborto ..eagora estou com 26 semanas gravida de gemeos tive que fazer cerclagem e estou indo graças a DEUS E NOSSA sENHORA.

Anônimo disse...

Para Deus Nada é impossivel e eu creio que quando Ele quer ele cura! Sua misericordia é infinita. Descobri que tenho utero bicorno e estou com dificuldades para engravidar, mas eu creio em suas promessas que ele tem para mim e meu esposo de construir uma familia. Iniciarei o tratamento pelas mão de um instrumento de Deus: a medicina, mas principalmente confiando Nele que é o Médico dos medicos. Deus abencoe a todas... e confiem em Deus. Ele faz as coisas por nós por amor e devemos testemunha-las com grande louvor e fé.
E.S 19 ANOS

Anônimo disse...

Olá querida, olha, tenho uma história incrível para contar. Eu e meu marido estávamos tentando engravidar por um ano, então após este período conseguimos! Ficamos radiantes porem preocupados, pois quando estava de 5 semanas fiz uma cirurgia de intestino e não sabia que estava grávida. Logo após a cirurgia desconfiei que poderia estrar gravida e não deu outra, ficamos com medo que o bebê tivesse sido afetado com a cirurgia. Feito a primeia ecografia descobrimos não só uma gestação, mas também útero bicorno. Minha gravidez correu maravilhosamente bem, tudo dentro da normalidade. O que também me apavorava era o excesso de corticoides que usei na gravidez... Afinal tenho psoríase e sofri muito na gestação. O que quero dizer é que com ou sem útero bicorno e possível sim engravidar e ter uma gestação perfeitamente saudável. Tudo é possivel ao que crê e quando Deus quer nada pode impedir.

Anônimo disse...

Bom dia gente. Meu nome eh Clarissa. Descobri q estou gravida de 6 semanas e ao fazer o ultra fui diagnosticada com ultero bicorno. Ja tenho uma filha linda de 3 anos e tive uma gestacao tranquila e com cuidados q qualquee gravida deve ter. Desobri apenas nesta gestacao o ultero bicorne. E garanto a vcs q tudo dará certo! Tenho fé em Deus e quero dizer a todas q eh possivel sim. Tive a minha e nem sabia q tinha isso. Terei outra e sera maravilhoso tbm .Tenham pensamentos bons e positivos. Seus bebes precisam disso. Bjoa

Anônimo disse...

Bom dia meu nome é josyane tenho 27 anos, sou casada a 7 anos, e desde entao venho tentando engravidar,nao tendo exito descobrir ter utéro bicorno pra mim foi como um balde de agua fria ,pq msm antes de me casar ja sonhava em ser mae,perguntava sempre a Deus, pq tantas mulheres q nao merecem engravidam e pegam o q Deus deu e maltratam, desprezam e quem realmente quer nao tem, mais ai ele me fez lenbrar das suas promessas pq ele me prometeu, e ele é fiel pra cumprir passe os anos q passarem eu sei q ele vai me dar pq meu paizinho é fiel.

Anônimo disse...

Olá hoje descobri que tenho útero bicorno, tenho uma filha de 3anos e 7 meses, e nunca soube disso, nasceu perfeita, tinha uma grávidez tranquila, e trabalhei até o última hora de fazer o parto, quando pedimos a Deus, ele faz milagres, quem quer engravidar e tem esse mesmo problema, peça a Deus, e terá uma gravidez tranquila.

Anônimo disse...

Olá hoje descobri que tenho útero bicorno, tenho uma filha de 3anos e 7 meses, e nunca soube disso, nasceu perfeita, tive uma grávidez tranquila, e trabalhei até a última hora de fazer o parto, quando pedimos a Deus, ele faz milagres, quem quer engravidar e tem esse mesmo problema, peça a Deus, e terá uma gravidez tranquila e feliz, e um bebê lindo.

Anônimo disse...

Olá tenho 27 anos descobri q tinha útero bicorno aos 20 e a GO me explicou sobre o que era e as dificuldades de engravidar e manter uma gravidez. Bom engravidei aos 23 da minha filha e devido ao problema meu útero abria sem eu sentir e tive q ficar internada quando estava pra receber alta depois de uma semana a bolsa estourou e minha filha nasceu de 33 semanas e pesando 1 500 gr precisando ficar quase 1 mes internada na UTI. Deus é fiel e saimos de lá hj minha filha é uma criança super saudável e estou grávida de 4 meses do meu príncipe. Não posso negar q fico preocupada pois só quem já sofreu com um filho q acabou de nascer ter q ficar tanto tempo internado sabe o quanto doi mas Deus sabe de tds as coisas. Continuo levando a vida e fazendo acompanhamento direitinho trabalho cuido da casa claro sem fazer esforços e fico atenta as dores procuro não e desesperar pois já vivi um grande milagre na minha vida

Anônimo disse...

Tenho utero bicorno aos 21 engravidei correu tudo bem sem complicações..O meu menino nasceu de parto normal...aos 23 engravidei outra vez e correu tudo lindamente de novo..minha princesa nasceu de cesariana por n estar na posição certa...aos 26 engravidei de novo mas perdi...estou agora com 27 e engravidei de novo...ja estou com 11 semanas, as 8 semanas descobriram que afinal n era só um bebe mas sim 2..tenho um bebe em cada utero..espero conseguir chegar até ao final da gravidez...

Anônimo disse...

Eu tenho útero bicorno só descobri na minha segunda gravides a primeira foi um sucesso agora descobri com 7 semanas que tenho

Anônimo disse...

Tenho 31 anos e ainda pretendo ter um bebê, quando eu era mais nova o médico disse que eu tenho útero bicorno, perguntei a ele o que significava e se tinha algum problema em engravidar, ele respondeu que não tinha problema algum, então não dei importância. Hoje uma outra GO me deu o mesmo diagnóstico, mais só disse que algumas mulheres relatam a dificuldade em engravidar, porém estou pesquisando sobre o assunto e estou apreensiva, tensa demais...

Anônimo disse...

Tenho 29 anos e tenho ultero bicorno e já tive 3 abortos espontâneo com 3 meses de gestação sofri muito já fui em vários médicos .e agora pretendo opera .tomo remedio pq tenho fasilidade de engravida quero muito ser mae e sei que deus vai me ajuda

Anônimo disse...

Alguem podi me dizer si fés essa operacao estou muito ansiosa . obrigada

Anônimo disse...

Olá meu nome é daiane descobri a pouco tempo que tinha utero bicorno estou gravida de 6 semanas provavelmente o bebê está no lado esquerdo onde é o menor lado estou com. tanto medo de ter um aborto . Estou fazendo o pré natal direitinho e tomando hipotol hora para que de tudo certo pois meu maior sonho é ser mãe

Anônimo disse...

Olá, tenho 22 anos e faz 3 anos que estou tentando engravidar, descobri que tenho útero bicorno, mas tenho fé em Deus que um dia vou ser mamãe. Tenham fé e creiam no seu milagre. ;)

Unknown disse...

Tenho útero bicorno e engravidei em 2009 pela primeira vez não tive sucesso perdi o bebe com. 24 semanas, tive tanto medo q há 9 anos evitava, sem Premeditar engravidei novamente, estou aterrorizada porem muito feliz, que Deus e os anjos tomem conta do meu bebe e que venha com saúde, o que me sustenta é somente a fé porque pra Deus o impossível se torna possível amém!!!

Anônimo disse...

Olá eu tbm tenho o útero bicorno, pois já engravidei e perdi meu neném com 22 semanas, foi um trauma de engravidar novamente, já fazem 5 anos q perdi o neném estou grávida de novo com 10 semanas e sei q Deus tem planos na minha vida como pode ter na vida de cada uma de vcs tbm pois Deus é fiel estou com um pouco de medo quem n ficaria né mais sei q Deus está comigo e graças a Deus está dando td certo bjos e fik com Deus.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi me chamo bianca engravidei com 20 anos e não sabia q eu tinha útero bicorno mas com 7 meses minha filha ja queria nascer fiz repouso e mesmo assim ela acabou nascendo de 8 meses foi um parto maravilhoso normal ela nem precisou de incubadora coisas do tipo. Hoje depois de 7 anos descobri q estou gravida pela segunda vez e tbm descobri q tenho utero bicorno... acredito q vai dar tudo certo igual a anterior....

Unknown disse...

Oi me chamo bianca engravidei com 20 anos e não sabia q eu tinha útero bicorno mas com 7 meses minha filha ja queria nascer fiz repouso e mesmo assim ela acabou nascendo de 8 meses foi um parto maravilhoso normal ela nem precisou de incubadora coisas do tipo. Hoje depois de 7 anos descobri q estou gravida pela segunda vez e tbm descobri q tenho utero bicorno... acredito q vai dar tudo certo igual a anterior....

Katia disse...

Oi meu nome é Kátia engravidei c 18 anos e perdi próximo a completar 4 meses, fiquei doente entrei em depressão e c isso descobri q tinha útero bicorno, não fui atrás de tratamento fiquei MT abalada pois sempre sonhei em ter um filho, quando completei 28 anos engravidei de novo, sem querer mas novamente um pouco antes de completar 4 meses perdi, fui fazer tratamento, fiz todos os tipos de exames possíveis a médica disse q só c a cirurgia só q pra minha idade já era tardio, pq a cicatrização do útero eé de 6 anos e ela msm c a cirurgia disse q eu tinha 40% de chance de segurar o BB e q ainda poderia perder o útero, aí acabei desistindo.
Mas hj estou c 40 anos e ainda sinto ua vontade imensa de ser mãe é fiz um ultrasom de rotina e i médico me disse q eu poderia ser mãe q à tratamento sem a cirurgia, Aí eu pergunto será q ainda tenho chance, será q consigo MSM c 40 anos?

Anônimo disse...

Oi eu só ana tenho 29anos sou de sjc, fiquei sabendo que tinha útero bicorne com 19ano na época o médico a afirmou que eu não eria engravida, depois de três anos eu tive minha primeira gravidez e perdi com três meses depois tive mas duas gravidez e logo perdia no início. Já tem cinco anos que faço tratamento já fiz cirurgia, exames dolorosos,entrei com hormônio estou enorme agora estou usando Diu de cobre já tem um ano que uso agora no meio do ano eu tiro.e todo esse sofrimento para um sonho meu e do meu marido e se deus quiser vai da tudo certo...

Anônimo disse...

Oi.. Você conseguiu ter os bebês. Como foi.. sou a Ana Paula

Unknown disse...

Diane é anticoncepcional!

Anônimo disse...

Oi meninas...eu tive 2 filhas e só descobri que tinha útero bicorno na segunda gestação e foi na hora do parto que o doutor me falou...eu não sabia o que era...ele ainda me falou que era um milagre eu ter conseguido engravidar ....hoje minhas filhas tem 2 anos e meio e a outra 1 ano e agradeço muito a Deus que me permitiu ser mae de duas meninas lindas e perfeitas...hoje quando leio sobre o que é um útero bicorno eu choro,pois mesmo não tendo planejado ser mae eu vivi um milagre...meninas para Deus não há nada impossível ...creiam e tenham fé assim como eu vivi um milagre vocês voltaram aqui para contar o de vocês ...fiquem com Deus

Sileide disse...

Boa tarde meninas!
Tenho utero bicorno e tive dois filhos, com a graça de Deus! Ouvi muito que não poderia seguir com a gravidez até o fim...mas nas minhas gestações eu consegui chegar até 40 semanas tudo normalmente, sem nenhuma complicação.
Quando ouvia dos médicos que não conseguiria, eu sempre dizia que queria tentar, pois acreditava que Deus é quem sabe de todas as coisas.
Hoje meus filhos tem 16 e 11 anos, e quando faço ultrassom de rotina todos dizem que não acreditam, mas na minha vida tenho SIM dois milagres e se chamam Isabella e Matheus.
Por tudo isso eu digo, não desistam dos seus sonhos!!!

silvia disse...

Bom dia!!!
eu tenho útero bicorno e meu sonho é engravidar e não consigo.
mas nada é impossível pra Deus. Tudo no seu tempo. Não vou desistir nunca....

Anonimo disse...

Oi gente no ano passado descobri que tenho útero bicorno.O medico disse que não posso engravidar sem acompanhamento medico.Quero muito um bebé mas tenho medo de ter algum aborto...

Clarice disse...

Oi gente também tenho útero bicorno e não consigo engravidar será q o problema está no meu marido ?

Clarice disse...

Meu número é 47 97748954 se quiserem manda um Whats

Anônimo disse...

tem utero bicorno teve a minha primeira filha nasceu prematura hoje tem 10 anos depois dela perdi mas uma menina pensei que nunca mas seria mae depois de 5 anos engravidei de um lindo menino tive uma gestacao cm mts cuidados mas fuiate os 9 meses agora depois de 5 anos estou gravida de 4 meses tenho fe que deus esta comigo ja vou para o terceiro filho masvum milagre

Unknown disse...

Amém.

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...