24 de mai. de 2011

Será que o uso de anticoncepcionais engorda?


Uma das grandes preocupações das mulheres que vão iniciar o uso das pílulas anticoncepcionais é sobre o possível ganho de peso. Elas morrem de medo de engordar. E muitas desistem de usar o método só pelo medo de que isso aconteça. Bem, a partir de agora elas terão uma chance de ficarem mais tranqüilas. Um estudo experimental com macacas avaliou o impacto dos anticoncepcionais orais sobre o peso corporal, e metabolismo, concluindo que eles, os anticoncepcionais, ajudam, e não atrapalhan, na perda de peso. No estudo, macacas com peso normal e obesas tiveram seu peso corporal e metabolismo monitorizado após uso de puilulas, por 8 meses consecutivos. As doses de contraceptivos orais adminstradas aos animais foram equivalentes às doses em mulheres.
          Resultado: macacas obesas mostraram uma diminuição significativa de 8% por cento do peso corporal, enquanto as macacas de peso normal tiveram uma diminuição não-significativa de menos 1%. O percentual de gordura também diminuiu significativamente nos macacos obesos com o uso de pílulas. E mais importante ainda, ambos os grupos de animais tiveram um aumento significativo na taxa noturna de metabolismo basal, que retornou ao normal após o período de estudo.
          Resumo da história, o uso de contraceptivo oral provoca um aumento na taxa metabólica basal, levando a uma diminuição no peso corporal e percentual de gordura corporal, em primatas. Para os autores, o ganho de peso por uso de pílula é ficção. Ótima notícia para as mulheres que ainda assim podem reclamar que não vivem no planeta dos macacos.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...