26 de mai. de 2011

Planejando a Gestação

Concepção e período fértil

período fértil é quando a mulher pode engravidar tendo relação sexual com parceiro saudável, ambos com funções reprodutivas normais.

ciclo menstrual inicia-se no primeiro dia da menstruação.
O ciclo menstrual normal dura de 21 a 35 dias e pode ser dividido entre: antes (fase folicular) e depois (fase lútea) da ovulação.
Todo mês, no início de um ciclo menstrual normal, os ovários são estimulados, havendo crescimento folicular (estruturas funcionais encontradas no interior dos ovários), iniciando-se, então, a chamada fase folicular.
Durante a fase folicular, normalmente, um folículo torna-se dominante em relação aos demais e rompe-se do corpo do ovário, liberando o oócito secundário (também chamado de óvulo), processo chamado de OVULAÇÃO.
ovulação ocorre, em média, 14 dias antes da menstruação seguinte (considerando mulheres com ciclos regulares de 28 dias).
Após a ovulação, tem-se a formação do corpo lúteo no ovário e há início da fase lútea, segunda fase do ciclo menstrual. Com o término desta fase há a menstruação, iniciando-se, assim, um novo ciclo menstrual.
O chamado período fértil é o período no qual a mulher pode engravidar caso tenha relação sexual com parceiro saudável, com funções reprodutivas normais.
período fértil varia entre 3-4 dias antes e 2 dias após a ovulação, partindo-se do pressuposto que o tempo médio de vida dos espermatozóides no trato genital feminino (após a relação sexual) é em torno de 48 a 72 horas, enquanto que o tempo de fertilidade do óvulo é em torno de 24 horas.
Assim, caso a mulher esteja planejando engravidar, é principalmente neste período que devem ocorrer as relações sexuais.
Durante a relação sexual, no momento da ejaculação masculina, o sêmen que contém cerca de 200 a 600 milhões de espermatozóides é depositado no interior da vagina. Os espermatozóides penetram no útero através do colo uterino, passando pelo canal cervical, atravessando a cavidade uterina, chegando às trompas.
Nas trompas, apenas um único espermatozóide penetra no óvulo que foi liberado pelo ovário, havendo a fecundação.


fecundação (fertilização ou concepção) é definida como a fusão ou encontro dos gametas feminino (óvulo) e masculino (espermatozóide), com a constituição de uma nova célula, o ovo ou zigoto, que carrega características da mãe (óvulo) e do pai (espermatozóide). O ovo (ou zigoto) divide-se rapidamente produzindo novas células, tendo início a formação de um novo ser!
Fecundabilidade é um termo utilizado para expressar a probabilidade de ocorrer gravidez em um ciclo menstrual sem contracepção. Estima-se que esta taxa seja de aproximadamente 25% em casais normais.
A porcentagem de mulheres grávidas após um ano de tentativa sem uso de contracepção é em torno de 85%.


O aumento da idade da mulher e do homem, as características específicas de cada casal e a freqüência das relações sexuais estão relacionadas a maior ou menor probabilidade de ocorrência da gestação.
A tranqüilidade é, no entanto, um fator de grande importância para que sua gestação se inicie e transcorra bem...
O planejamento da gestação é o melhor caminho... Pergunte, converse com seu médico e tire todas as suas dúvidas!

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...