8 de mai. de 2011

Principais causas de infertilidade

Acredita-se que de cada seis casais um tenha dificuldade para engravidar, o que só mostra como esse é um problema bem mais comum do que se possa imaginar até vivenciá-lo na prática. Se você vem mantendo relações sexuais sem nenhum método anticoncepcional há mais de 12 meses e ainda não veio bebê por aí, é bem possível que a ideia de algum tipo de disfunção já tenha passado por sua cabeça. 

O primeiro passo é conversar com um médico para avaliar seu estado geral de saúde. Não se desespere, porque muitos problemas de fertilidade podem ser diagnosticados e tratados. 

A tabela a seguir procura listar as causas mais comuns, alguns dos tratamentos e as porcentagens dos casais que acabam engravidando. Vale lembrar que porcentagens variam bastante, já que um casal pode ter mais de uma dificuldade para gerar filhos espontaneamente. 

Leia mais sobre como lidar com o estresse de não conseguir engravidar. 

PROBLEMAS NA MULHER - Responsáveis por cerca de 40 por cento dos problemas de fertilidade
Endometriose
O tecido do endométrio (camada interna do útero que "descama" mensalmente, a cada menstruação) cresce fora do útero; é uma das principais causas de infertilidade feminina.
Menstruação com muita cólica, irregular ou com forte sangramento; em muitos casos, há abortos espontâneos de repetição.
Laparoscopia para retirar tecidos anormais ou aderências, além de tratamentos de reprodução assistida.
Cirurgia: 40-60 por cento das mulheres consegue engravidar em até 1 ano e meio depois da operação. Fertilização in vitro (FIV): índice de sucesso conforme o esperado para outras mulheres
Problemas de ovulação
Qualquer distúrbio (geralmente hormonal) que impeça que um óvulo maduro seja liberado pelos ovários.
Menstruação irregular ou ausente e sangramento leve ou forte demais.
Medicamentos para melhorar a ovulação, como clomifeno, hormônios estimulantes dos folículos, hCG e, quando necessário, fertilização in vitro (FIV).
70 por cento das mulheres acabam ovulando, e dessas, 20-60 por cento ficam grávidas.
Óvulo de baixa qualidade
Óvulos danificados ou com anomalias cromossômicas, que não conseguem manter uma gestação. A idade costuma estar ligada ao problema, já que a qualidade dos óvulos cai significativamente a partir dos 35 anos.
Nenhum.
Doação de óvulo ou de embrião (com processo de fertilização in vitro).
43 por cento das mulheres que implantam um óvulo de doadora fertilizado engravidam.
Síndrome dos ovários policísticos
Há um desequilíbrio hormonal, os ovários contêm inúmeros pequenos cistos e a ovulação não ocorre regularmente.
Menstruação irregular, excesso de pêlos, acne e ganho de peso.
Remédios para melhorar a ovulação, como clomifeno, hormônios estimulantes dos folículos e fertilização in vitro (FIV).
70 por cento das mulheres que tomam medicação acabam ovulando, e dessas, metade engravida em até seis a nove meses. Infelizmente, uma em cada cinco destas gestações termina em aborto espontâneo.
Obstrução nas trompas
Trompas (ou tubas uterinas) bloqueadas ou danificadas impedem que os óvulos cheguem ao útero e, consequentemente, o espermatozoide ao óvulo. Causas principais: doença inflamatória pélvica, doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia, e laqueadura anterior.
Nenhum.
Laparoscopia para abrir as trompas, se possível (quando a área obstruída é pequena); se a operação não der certo, a fertilização in vitro (FIV) é uma opção.
As taxas de sucesso na concepção variam muito -- de apenas 10 por cento a até 70 por cento --, dependendo do bloqueio e da quantidade de cicatrizes após a cirurgia; para FIV, os índices de concepção são os mesmos que para outras mulheres.
PROBLEMAS NO HOMEM - responsáveis por cerca de 40 por cento dos problemas de fertilidade
Obstruções
Qualquer obstrução nos vasos deferentes, que transportam os espermatozoides). Varicoceles (varizes) nos testículos são a causa mais comum. DSTs como clamídia ou gonorréia também estão entre as causas.
Nenhum.
Cirurgia para as varicoceles ou outro tipo de obstrução. Avaliação cromossômica e genética para detectar a chance de transmitir doenças ao bebê.
Cerca de 40 por cento dos homens acabam engravidando as parceiras em até um ano após a operação, sendo a maior parte entre seis e nove meses.
Problemas nos espermatozoides
Contagem baixa ou inexistente de espermatozóides, assim como pouca mobilidade ou formato anormal, podem causar infertilidade.
Nenhum.
Medicamentos podem aumentar a produção de espermatozoides; outras opção são inseminação artificial com espermatozoides de um doador ou FIV com injeção dos espermatozóides diretamente no óvulo (ICSI).
Medicamentos: cerca de 25 por cento chegam à gravidez; inseminação artificial: entre 5-20 por cento das mulheres ficam grávidas, por ciclo; ICSI: cerca de 15 por cento das parceiras engravidam, a cada tentativa.
Alergia a espermatozoides
Menos de 10 por cento dos homens e mulheres inférteis têm alguma reação imunológica a espermatozoides. Nos homens, esse tipo de alergia é mais comum após uma vasectomia. É um diagnóstico ainda controverso.
Nenhum.
Lavagem de espermatozoides e inseminação artificial, tratamentos de reprodução assistida. Os remédios imunossupressores, como cortisona e prednisona, já não são mais usados.
Há relatos de taxas de sucesso entre 20 e 40 por cento, por ciclo, mas os números são considerados polêmicos.
INFERTILIDADE SEM CAUSA APARENTE E COMBINAÇÃO DE PROBLEMAS -- responsáveis por algo em torno de 20 por cento de todos os problemas de fertilidade
Infertilidade inexplicável
Termo usado por médicos quando não há razão específica de infertilidade após uma série de avaliações e exames.
Nenhum.
Além de relações sexuais programadas, não há tratamento específico. Alguns casais tentam medicamentos e tratamentos de reprodução assistida, como (FIV), com taxas de sucesso conforme a média.
É importante saber por quanto tempo o casal vem tendo problemas de infertilidade. Parceiros com infertilidade inexplicada que vêm tentando há menos de cinco anos têm de 15 a 30 por cento de chances de engravidar. Após cinco anos, menos de 10 por cento engravidam sem tratamento.
Combinação de problemas
Termo que descreve casais em que tanto o homem como a mulher têm algum problema ou quando um dos parceiros tem mais de uma dificuldade de fertilidade.
Os sintomas mudam, dependendo das causas.
Uma vez que todas as causas de infertilidade tenham sido determinadas, os médicos escolhem o melhor tipo de tratamento.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...