25 de mai. de 2011

O que é hidrossalpinge?


Hidrossalpinge e Infertilidade!
Hidrossalpinge é a presença de líquido na tuba de Falópio, obstruída devido à infecção, endometriose ou cirurgia prévia. Frequentemente se estabelece após um episódio de doença inflamatória pélvica. Nesta condição, bactérias ascendem da vagina em direção ao útero e tubas, desencadeando um processo infeccioso. O diagnóstico de hidrossalpinge é feito mais precisamente através da ultrassonografia transvaginal, que mostra tubas dilatadas com líquido em seu interior , ou através da laparoscopia.
Hoje, sabe-se que estas tubas dilatadas, além de dificultar que a mulher engravide espontaneamente, também reduzem as taxas de gestação quando a mesma é submetida à fertilização in vitro. O mecanismo exato através do qual a hidrossalpinge interfere com as taxas de gestação não é bem conhecido, mas acredita-se que três fatores estejam envolvidos. Primeiro, o líquido da tuba em contato com a cavidade uterina deslocaria o embrião, dificultando sua implantação. Segundo, este líquido liberaria várias substâncias tóxicas ao embrião, dificultando o seu desenvolvimento e , por último, interferindo com a receptividade endometrial.
Desta forma, a conduta mais recomendada hoje é a de que mulheres que apresentam hidrossalpinge com mais de 3cm, ou visíveis ao ultrassom, considerem a possibilidade de remover cirurgicamente esta tuba dilatada antes de se submeterem a procedimentos de fertilização in vitro, a fim de aumentar as taxas de implantação e gestação.

5 comentários:

Soraia Costa disse...

O Hidrossalpinge é um acúmulo de líquido seroso na luz com distensão da parede das trompas, que ocorre devido obstrução do óstio abdominal e uterino de uma ou duas trompas em conseqüência de malformações, processo inflamatório (mais freqüente). Ocorrendo bilateralmente, se não tratada, pode causar esterilidade. A esterilidade por fator tubáreo corresponde a aproximadamente 30% dos casos. Em caso de esterilidade geralmente se recomenda a extirpação das trompas afetadas antes da fertilização in vitro. Apesar dos novos procedimentos para diagnóstico (salpingoscopia, histerossonografia, ultra-sonografia com Doppler colorido), a histerossalpingografia ainda persiste como exame de eleição para diagnóstico desta doença. Na realidade, não há exame ou procedimento que, isoladamente, faça o diagnóstico de 100% das doenças das trompas. No entanto, a associação de exames e procedimentos conduzem a um diagnóstico definitivo. A combinação de procedimentos que apresenta menos erros na avaliação tubária é histerossalpingografia + laparoscopia. A histerossalpingografia isolada apresenta sensibilidade de 63% e especificidade de 85% no diagnóstico de obstrução tubária. A ultrasonografia transvaginal isolada e mesmo associada à histerossonografia com Doppler é muito específica no diagnóstico, contudo, apresenta baixa sensibilidade. Estas situações podem apresentar-se como seqüelas de infecções, aderências, que provocam a obstrução distal da trompa e acúmulo de líquido no seu interior. Ocorrem mais freqüentemente em mulheres com idade reprodutiva, podendo ser causa de esterilidade e muitas vezes não se traduzem por sintomas....
Infelizmente só poderá engravidar através da fertilização in vitro....

Anônimo disse...

hidrossalpinge se nao tratada pode causar pelviperitonite.o tratamento e o melhor remedio.que deus abençoe a todas .

gisele disse...

Meu nome é Gisele fiz um transvaginal em 2005 e contatou hidrossalpinge e o medico me disse que estava tudo normal em 2007 engravidei ocorreu tudo bem pois so agora com tantos diagnosticos de infecção fiz um transvaginal novamente e ja fiz uma laparoscopia mas so agora descobri que tinha isso tinha guardado meu exame agora achei fiquei muito chateada porque ja podia ter tratado mas não entendi meu filho tem 5 anos acho que recebi um milagre tenho fe foi .

Anônimo disse...

Olá Meninas, Boa noite!

Fui diagnosticada com hidrossalpinge bilateral em fevereiro de 2014, após a realização de um exame chamado histerossalpingografia. Foi um baque, fiquei sem chão, sem rumo... Em dezembro de 2013 descobri que estava grávida, porém meu beta não passou de 2230, valor até considerável, só que após vários ultrassons transvaginal, não era possível visualizar o embrião no útero, ou seja, eu estava desenvolvendo uma gestação ectópica (tubária). Foram meses de muito sofrimento, muitos choros, tristezas e angústias, até estava desistindo de engravidar de forma natural e tentar o processo de fertilização in vitro. Mas hoje estou aqui para dizer para vocês que em menos de 7 meses consegui engravidar novamente e hoje estou de 7 semanas, realizei o ultrasson, escutei o coraçãozinho. Meninas NUNCA percam a FÉ em DEUS, pois eu pedi muito este bebê pra ele e ele realmente fez um milagre em minha vida e tenho certeza que foi um milagre de DEUS, operando em minha vida. Tenham FÉ e acredite, pois para DEUS nada é impossível. DEUS é maravilhoso, é misericordioso e se vc tem fé,ele vai te abençoar imensamente como me abençou. A FÉ move montanhas. Boa sorte a todas!



http://brasil.babycenter.com/thread/13851/hidrossalpinge?startIndex=20#ixzz36MOKDeDA

Anônimo disse...

fiz um exame que apareceu uma discreta dilatação na tuba do ovário, mais meu medico e outros 3 médicos me falaram que não teria, problema e continuei fazendo acompanhamento de ovulação, náo tenho liquido nas trompas e ovulo normalmente, o que está acontecendo que não engravido

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...