24 de mai. de 2011

Mulheres não conhecem bem o DIU




Você já ouviu falar no DIU, o dispositivo intra-uterino?. Você sabe como ele funciona e quais são seus riscos?. Se a resposta é sim, saiba que você está mais bem informada que muitas mulheres americanas. Pois é esta a conclusão de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos: mulheres em idade reprodutiva têm concepções errôneas sobre os benefícios, riscos e eficácia do contraceptivo intra-uterino. Vamos aos dados mais importantes do estudo.
             Foram entrevistadas mais de 1.600 mulheres, com média de idade de 32 anos, escolhidas aleatoriamente. Quase 8% das participantes já haviam usado o DIU, em algum momento da vida e metade delas se dizia contente com o método. No geral, 4 em cada 5 mulheres diziam conhecer o DIU, mas apenas 1 em cada 4 discutiu com seu médico a possibilidade de vir a usá-lo. E neste caso, o estudo mostra que discutir sobre o DIU com o médico aumentava muito a chance de optar pelo seu uso. Até aí tudo bem. Mas o estudo mostra também que 61% das mulheres subestimavam sua eficácia e metade das mulheres respondeu erroneamente as questões sobre uso e segurança. E isso incluía questões como risco de infecção, infertilidade futura e até câncer. Ou seja, uma série de desinformações que levam a mulher a, eventualmente, deixar de escolher um método que poderia ser muito bom para ela. Muitas nem sabiam dizer se eram candidatas ao uso do DIU.
           A recomendação dos autores da pesquisa é que independemente do histórico pessoal de uso de métodos contraceptivos, as mulheres precisam aprimorar seus conhecimentos sobre esta área.  Me parece que é uma ótima recomendação para as americanas e para as brasileiras também.

Fonte:http://dralexandrefaisal.blog.uol.com.br/arch2011-05-01_2011-05-07.html

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...