24 de mai. de 2011

O que é Nidação?

                               
Perguntam tanto o que nidação, que entram em desespero achando que o sangramento da menstruação pode ser a nidação.
Nidação é quando o óvulo fertilizado se fixa no endométrio da mulher. Pode demorar de 5 até 15 dias para que esse processo ocorra. Não tem como a mulher transar em um dia e se achar grávida no dia seguinte, isso é IMPOSSÍVEL.
Pode ser, e não acontece com todas, que sangre um pouquinho quando o óvulo se acomoda no endométrio, mas se for isso, será pouquíssimo sangue, duas gotas ou um restinho, sangue escuro porque é do endométrio que já está lá formado. Pode ser também que dê uma leve cólica, mais nada.
Mas pode ser que a mulher não sinta ABSOLUTAMENTE NADA.
Ou seja, até uns 15 dias depois do dia da ovulação, um exame de sangue pode dar inconclusivo, pois cada processo de nidação é diferente em cada mulher.
Para uma explicação mais detalhada sobre nidação e hormônios, leia o texto abaixo:
Quando o óvulo é fertilizado, e isso acontece dentro das trompas de Falópio (tuba uterina), ele aguarda de 5 até 15 dias enquanto o endométrio está se formando, para que seja o “lar” do embrião durante toda a gestação. Após alguns dias da fertilização, o óvulo começa a produzir seu próprio hormônio ( o HCG), que vai fazer com que a produção de Progesterona e Estrogênio continuem. Por isso que o exame de sangue de gravidez se chama Beta HCG, porque assim dá pra saber quando o óvulo está fertilizado.
A manutenção dos níveis de Progesterona e Estrogênio impedem que o Hipotálamo produza hormônios( o GnRH) que façam com que a mulher menstrue, assim, o endométrio continuará a crescer e assim que o embrião perder sua “zona pelúcida” que o alimenta e protege, ele possa ser nutrido pelas glândulas do endométrio.
O embrião então, começa digerir as células endometriais e assim vai afundando, sendo ao mesmo tempo, envolvido pela proliferação de outras células do endométrio, e aí temos a NIDAÇÃO. Nesse processo, podem ou não algumas células endometriais se soltarem e provocarem alguma cólica ou leve sangramento, mas não é regra absoluta.
Após esse fenômeno, as estruturas embrionárias (Placenta, Cordão Umbilical, Saco Aminiótico) começam a se formar. A partir da 5º semana de gestação, a própria Placenta começa a produzir os hormônios Progesterona e Estrogênio, fazendo que o óvulo deixe de produzir o HCG.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...