4 de mai. de 2011

Histerossalpingografia

       

Por que será que tantas mulheres engravidam depois desse exame? Os médicos dizem que é porque o contraste injetado no exame “força” passagem pelas trompas e isso pode “limpar” o caminho se tiver alguma obstrução leve, mas o objetivo do exame não é desobstruir as trompas, e sim  “fotografá-la” para visualizar como elas estão. A histero é o terror das mulheres,  os relatos de quem passou pelo exame vão desde uma dor insuportável e até  desmaios a um exame sem nenhuma dor. O que será, então, que define que ele será de uma forma ou de outra?  Acredito que a experiência do profissional é o fator decisivo. Eu fugi da histero, tenho um pedido prontinho guardado na gaveta mas não gosto da médica que o ginecologista indicou pra fazer o exame... Pra completar fiquei sabendo de uma pessoa que fez com ela e teve que ser internada depois do exame, com dores, afff,  Isso logicamente não é o que normalmente acontece, mas como já estava com medo, normal rsrsr decidi fazer nas férias em janeiro, no Rio ou em Salvador, para onde eu for. Tudo isso é claro se o indutor de ovulação que estou tomando não funcionar, quem sabe...
A escolha do local para a realização do exame deve ser o primeiro cuidado a ser tomado, feito isso vem aquelas dicas para facilitar o exame e prevenir que ele seja dolorido: Para a mulher tomar laxante para esvaziar o intestino e tirar os gases  facilitando o Raios X, tomar anti-inflamatório e  um analgésico potente algumas horas antes do exame. Tudo isso deve ser informado pela clínica quando o exame é marcado, mas assim que o médico solicita o exame já é bom saber o que tomar.  Para o médico NÃO se usa  pinça para "beliscar" o colo do útero, chamada Pozzie (leia Pozi), usar contraste aquecido, sonda maleável e fina.  O contraste deve ser injetado bem devagar e em pequenos volumes de cada vez. Durante a injeção desse contraste na cavidade é que surge a tão temida dor que são cólicas, fortes,  semelhantes às do período menstrual. Com esses cuidados ninguém sentirá dor, ao marcar o exame se informe na clínica qual é o método usado.
Então ele somente consegue avaliar e limpar obstrução leve nas trompas (se houver). Mas se na histero for diagnosticado algum problema mais sério de obstrução tubária, a videolaparoscopia será necessária e é esse o exame apropriado para fazer a desobstrução.  Em casos de impermeabilidade devido a aderências nas paredes tubárias, a pressão do líquido radiopaco introduzido pode ser suficiente para desobstruir as trompas, razão pela qual algumas mulheres conseguem engravidar logo no primeiro ciclo menstrual após a realização do exame. Alguns dizem que 50 em cada 100 mulheres que realizam o exame engravidam logo no 1º ciclo depois do exame, outros falam até em 70 mulheres, depois disso as chances vão caindo...
O exame deve ser feito entre o 8º e o 10º dia do ciclo, para não ‘invadir’ o período fértil, e não trazer riscos de fazê-lo estando grávida, com a mulher em posição ginecológica e dura de 20 a 30 minutos.
Um lembrete importante é que se as trompas estiverem obstruídas não pode tomar indutor de ovulação (Indux, Clomid ou Serophene) pois o  risco de gravidez ectópica é muito grande, o embrião fica “preso” nelas e não desce para o útero.


Ele é o único capaz de diagnosticar obstruções nas trompas, por isso ele é tão importante, se as trompas estiverem “fechadas” como vão passar os espermatozoides e o óvulo? A histerossalpingografia nada mais é do que um raios-x contrastado da cavidade uterina e das trompas Ele é realizado com a injeção de um líquido (contraste iodado) através do colo do útero, com o auxílio de um catéter (sonda) fino  para descobrir se as trompas têm alguma obstrução. Se você tem alergia ao iodo, muitas tem, não pode esquecer de informar ao médico.
Esse é o melhor exame para avaliar a anatomia das trompas, não existindo outro exame que possa dar a mesma qualidade de informação sobre esta estrutura, ele também  fornece dados sobre a anatomia uterina, como a presença de mal-formações (útero bicorno, unicorno, septado etc), presença de pólipos ou miomas e sinéquias uterinas.

Os médicos recomendam uma abstinência sexual de 3 dias depois do exame e o sangramento depois dele pode durar uma semana, se passar disso informe seu médico, mas é possível também que ele só dure até o final do mesmo dia.
Cuidados ao realizar o exame:
- A histero deve ser realizada em uma fase específica do ciclo menstrual, antes da ovulação e logo após o término da menstruação.
- Deve ser feita uma limpeza do intestino previamente, que pode ser obtida com o auxílio de laxantes no dia anterior ao da realização do exame. Isso serve para retirar os gases e fezes da região pélvica, visando melhorar a qualidade das imagens e a sua interpretação.
Atenção: Não faça uso destes medicamentos sem que o médico tenha recomendado!

- Podem ser utilizados anti-inflamatórios ou antiespasmódicos 30 minutos antes de realizar o exame, para prevenir a ocorrência de dores durante sua realização.
- É muito importante que o médico examinador seja especializado na realização deste exame.
- Um bom laboratório ou clínica também ser preferido, pois se existir um aparelho chamado de radioscópio, o exame é muito mais facilmente realizado e com melhor qualidade das imagens.
- Não deve ser utilizada uma pinça para pinçar o colo do útero, chamada de Pozzie. Esta pinça causa dor e contração muscular, fechando a saída das tubas e confundindo quem analisa os resultados.
- Da mesma forma, o contraste deve ser aquecido, para evitar a contração uterina.
- O catéter a ser inserido no colo do útero deve ser flexível e bem fino.

5 comentários:

Anônimo disse...

Quero muito engravidar.estou com minha trompa esquerda obistruida 100% e 70% da direita...meus deus trnho so trinta por cento de chanse p engravidar...sera q posso conseguir..me respondem

Lu Souza disse...

Lu Souza, bem gurias eu engravidei após a minha histerossalpingografia, não senti dor na hora e meu médico queria operar porque as minhas trompas estavam "enoveladas" e só uma funcionava e mal coitadinha o espaço era bem apertadinho poderia dar uma ectópica de novo mas graças a Deus estamos aqui eu meu baby juntinhos dia 24 tenho minha primeira eco bju a todas e não tenham medo do exame.







Soraia Costa disse...

Boa sorte na ultra Lu.

Unknown disse...

Meninas fiz meu exame no laboratório Digimagem com a Dra. Cássia. Bom, elas são ótimas, desde a Dra. Até as enfermeiras, o exame, bem, dói um pouco, mas muito menos do que li e ouvi falar, não é o melhor dos exames, mas também não é o fim do mundo. Recomendo esse laboratório, pois fiz e é quase sem dor, mais incômodo do que dor... boa sorte

Unknown disse...

Meninas fiz meu exame no laboratório Digimagem com a Dra. Cássia. Bom, elas são ótimas, desde a Dra. Até as enfermeiras, o exame, bem, dói um pouco, mas muito menos do que li e ouvi falar, não é o melhor dos exames, mas também não é o fim do mundo. Recomendo esse laboratório, pois fiz e é quase sem dor, mais incômodo do que dor... boa sorte

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...