3 de mai. de 2011

Adolescentes : Consulta de Check-up


Particularidades do atendimento ginecológico à adolescente
Uma primeira consulta abrangente e completa ao ginecologista pode criar bases de bons hábitos de saúde,conquistando resultados positivos de saúde a longo prazo para  toda a vida da paciente.Esta visita ou consulta dá a oportunidade ao ginecologista de avaliar pontos relacionados não apenas a saúde física,mas também psicossocial e de desenvolvimento da paciente adolescente.
O momento da primeira consulta : O American College of Obstetricians ad Gynecologists ( ACOG ) recomenda que a primeira consulta de saúde reprodutiva se realize quando a adolescente estiver entre 13 e 15 anos .Esta primeira consulta possibilita a adolescente e seus pais ,ou responsáveis,a chance de conhecer o consultório,o ginecologista e sua equipe,desenvolvendo desta forma um vínculo de confiança e segurança.
O foco da primeira consulta ginecológica vai variar dependendo das necessidades individuais de cada adolescente,história médica,seu desenvolvimento físico e emocional.O exame físico geral inclui o exame das mamas e da genitália externa,para a avaliação dos caracteres sexuais secundários,sendo uma oportunidade para reafirmação do vínculo e para orientações de higiene e educação.Esta consulta inicial não deve ser o momento da realização do primeiro exame interno ginecológico,a menos que existam suspeitas de transtornos ginecológicos,a partir da história médica ou do exame físico geral ( ex : alteração no desenvolvimento puberal,sangramento anormal,ou dor abdominal ou pélvica ).
check up deve incluir avaliação do peso,pressão arterial,distúrbios de saúde mental e status de imunização ( vacinas ).
Peso e transtornos alimentares :investigação de transtornos alimentares e obesidade pela determinação do peso e estatura,cálculo do índice de massa corpórea,questionamento sobre a percepção corporal e padrões de alimentação.
Pressão arterial :A incidência de hipertensão na adolescência é baixa,mas a detecção precoce e avaliação de fatores de risco podem evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares no futuro.
Colesterol :Adolescentes culos pais apresentam níveis séricos de colesterol de 240 mg/dL,devem ser rastreadas para colesterol total pelo menos uma vez na adolescência.Adolescentes com história familiar desconhecida,ou múltiplos fatores de risco para doença cardiovascular devem realizar rastreamento pela dosagem do colesterol total pelo menos uma ,a critério do médico.
Tabagismo :Todas as pacientes devem ser questionadas sobre o uso de produtos que contenham tabaco.As adolescentes que fumam devem ser estimuladas a abandonar imediatamente o uso.Aproximadamente uma a cada quatro alunas de nível colegial são usuárias de tabaco.
Atividade sexual : Mais de 85% das adolescentes realizam alguma forma de contato sexual ( vaginal,oral etc) ao redor dos 19 anos.A orientação quanto aos métodos de prevenção da gravidez indesejada ( métodos anticoncepcionais ) e de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis é parte fundamental desta primeira consulta .

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que significa colo do útero fechado e aberto.

O colo do útero caracteriza-se pela porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, o c...